Desafios da aprovação de conteúdos

A falta de alinhamento entre o cliente e a agência dificulta a aprovação de jobs e conceitos, comprometendo o andamento de projetos e criando atrasos e retrabalho. Nessa semana, falamos sobre como evitar esses problemas, abordando as práticas que podemos adotar para facilitar a aprovação e a importância do bom relacionamento entre a agência e o cliente para melhorar os processos e garantir o melhor resultado.

Uma agência de publicidade enfrenta diversos desafios em seu dia a dia. É preciso estar atualizado em relação às últimas tendências e tecnologias, montar estratégias bem elaboradas, garantir a organização dos processos e muito mais, sempre visando entregar o melhor resultado para o cliente. Apesar disso tudo, a hora da aprovação de um conteúdo ainda pode ser um grande empecilho.

No dia a dia de uma agência, é claro que algumas correções podem ser necessárias em alguns casos, mas quando os ajustes se tornam constantes, podem atrasar o processo de produção, tendo um grande impacto negativo nos resultados finais. Portanto, é de extrema importância que o time criativo trabalhe para minimizar as refações e entregar um job que atenda as expectativas do cliente desde a sua primeira versão.

Para que isso aconteça, alguns pontos devem ser levados em consideração, como um briefing bem passado, por exemplo. Sem um briefing claro e objetivo, o trabalho da agência pode ficar comprometido. Portanto, é imprescindível que o cliente forneça informações precisas sobre o que espera do job e que a agência esclareça qualquer dúvida que tenha ficado para garantir que entendeu corretamente o trabalho que foi solicitado.

Além disso, o curto prazo de entrega também é um grande empecilho nesse processo, especialmente se não houver tempo suficiente para revisões e ajustes necessários. Isso pode levar à entrega de um conteúdo não condizente com as exigências do cliente, ocasionando uma refação. 

Esses são apenas alguns dos diversos pontos que devem ser analisados e colocados na balança na hora dos estágios finais de um processo de produção. Contudo, não se assuste! Existem algumas recomendações infalíveis que o time de uma agência pode colocar em prática para minimizar os problemas na hora da aprovação de conteúdos, como:

  • Adaptar o método de aprovação considerando as preferências de cada cliente;
  • Absorver todas as informações que foram passadas e tentar ter o máximo de compreensão;
  • Ter uma relação de parceria e transparência com o cliente;
  • Ser claro e objetivo em sua comunicação, evitando termos técnicos que possam ser confusos;
  • Expor as vantagens e benefícios dos jobs apresentados e como eles podem agregar valor ao resultado;
  • Estar comprometido e ser responsável em relação aos prazos acordados e à qualidade do trabalho entregue.

Sabemos que, por mais que pareça simples, o processo de aprovação pode dar bastante dor de cabeça, tanto para os publicitários, quanto para as empresas contratantes. Pensando nisso, nós da Inside4u tivemos um bate papo bem interessante sobre a importância de contornar esse grande desafio e como isso pode ser feito. Confira nosso novo episódio de Brifizin e entenda mais sobre o assunto!

Ouça também no: