Como fazer um Briefing “Bem Passado”

Conheça os problemas que a falta de um briefing estruturado pode gerar para o desenrolar das atividades e entenda a importância de aplicar o 5W2H para chegar em um briefing bem passado!

Fazer um briefing estruturado é o ponto de partida de qualquer job, mas o que acontece quando ele é preenchido de forma confusa e chega na agência com informações incompletas?

Em geral, a falta de um briefing organizado gera desperdício de tempo e investimento, além de causar retrabalhos e não trazer os resultados desejados, afinal, como já mencionamos em outro bate-papo, um bom planejamento é essencial para um projeto ser bem-sucedido.

Então, para garantir que o briefing seja bem passado – trocadilhos à parte –, é preciso ter em mente algumas informações sobre o job que irão ajudar a conduzir o projeto de forma assertiva. E uma maneira simples de organizar essas informações é adotar o uso da metodologia 5W2H, que elenca informações fundamentais sobre um projeto ou ação.

Essa ferramenta é baseada em um acrônimo que representa as 7 principais perguntas que devem ser feitas e respondidas antes de dar o start em algum job:

  1. What? – O que será feito? (Referente ao tipo de projeto)
  2. Why? – Por que será feito? (Referente aos objetivos do processo)
  3. Who? – Quem o fará? (Responsável pelo job)
  4. When? – Quando será feito? (Relativo ao prazo)
  5. Where? – Onde será feito? (Define o local)
  6. How? – Como será feito? (Elenca as atividades que devem ser feitas para finalizar o projeto)
  7. How much? – Qual o custo? (Relacionado aos investimentos, sejam eles tangíveis ou não)

Não ficou claro? Calma que a gente te dá um exemplo prático!

Imagine que duas sócias, Sônia e Solange, possuem uma loja de velas aromáticas. Para melhorar sua presença online e aumentar as vendas, elas decidem que precisam criar um e-commerce. Para dar o start no projeto, elas aplicam a metodologia 5W2H:

What? – O que será feito?

Criação de um e-commerce para venda de velas aromáticas.

Why? – Por que será feito?

Para aumentar as vendas e alcançar mais clientes que não residam próximos à loja física.

Who? – Quem o fará?

Solange ficará responsável pelo projeto

When? – Quando será feito?

O prazo para criação da loja virtual será de um mês

Where? – Onde será feito?

Online

How? – Como será feito?

Através da contratação de uma agência especializada na criação de e-commerce.

How much? – Qual o custo?

R$15.000,00.

Ficou mais simples de entender?

Ao responder as perguntas da metodologia 5W2H, é possível visualizar com clareza não apenas como o job deve ser feito, mas, também, se ele faz sentido e quais são os benefícios que ele irá trazer para a empresa. Isso também resguarda todos os envolvidos que podem detectar, enquanto estiverem respondendo as questões, se o resultado valerá a pena o esforço que deverá ser aplicado

Por fim, pode-se usar a 5W2H, tanto para jobs pontuais quanto para grandes projetos. Ao utilizá-la, agrega uma série de benefícios, tanto para a agência quanto para a empresa, poupando recursos importantes e ajudando a direcionar a força de trabalho para ações assertivas!

Para saber mais sobre a importância do briefing bem passado e de como aplicar a ferramenta 5W2H, confira o bate-papo da equipe da agência inside4u sobre o assunto!

Ouça também no: