Planejamento de Marketing: Chega de Apagar Incêndios

No primeiro episódio do Brifizin falamos sobre a necessidade e importância do Planejamento de Marketing para o andamento do negócio. Além de abordar o dia a dia e as dores de cabeça dos profissionais de atendimento com o cliente.

Você sabia que o segredo das empresas de sucesso, na verdade, não é segredo nenhum? Não há uma fórmula mágica para alcançar bons resultados. O que existe, na verdade, é um conceito já bastante conhecido, mas que muitas organizações continuam a ignorar: o planejamento estratégico. Ele é fundamental para definir os objetivos de uma empresa e o que deverá ser feito para alcançá-los.

Quando você decide que vai fazer uma viagem, você planeja para onde vai, estadias, rotas, restaurantes ou simplesmente sai dirigindo?

A gente sabe que espontaneidade é uma característica cativante. Contudo, nem sempre podemos contar apenas com ela, pois o resultado pode ser desastroso. Afinal, se você não planejar como irá chegar ao seu destino, pode acabar dando o azar de pegar as estradas mais esburacadas, parar nos piores restaurantes e encontrar todas as estadias lotadas.

Essa analogia da viagem – recorrente, mas efetiva – é apenas um exemplo para mostrar que não adotar um planejamento é um dos maiores erros que uma pessoa, ou empresa, pode cometer.

De modo geral, um planejamento estratégico consiste em definir um objetivo, quais são as ações que devem ser tomadas para atingi-lo e quais serão os recursos necessários para colocar em prática essas ações. Através dele, é possível ver claramente o início, meio e fim de um projeto. Mais do que isso, entender o propósito das atividades que estão sendo executadas.

Quando o planejamento estratégico não é aplicado, a empresa fica mais suscetível a gastar tempo, energia e recursos financeiros com ações que não irão agregar para os resultados a longo prazo. Então, com todo esse desperdício, ações não planejadas e urgentes são como pequenos incêndios que exigem toda a nossa atenção, mas não contribuem para a construção de nada mais profundo.

Assim, a empresa entra em um ciclo vicioso:

  • Não há planejamento.
  • As ações são executadas às pressas.
  • Os profissionais ficam 100% focados em projetos que provavelmente não farão diferença a longo prazo.
  • Por consequência, não conseguem se dedicar para criar projetos bem-estruturados.
  • Não há planejamento.

Em um mercado cada vez mais competitivo, a empresa que não age de forma estratégica já está um passo atrás daquela que o faz. Pois, enquanto a primeira está andando em círculos, a segunda está indo em linha reta em direção ao seu objetivo.

A falta de estratégia, a longo prazo, pode fazer com que uma empresa perca seu espaço no mercado, pouco a pouco, se tornando irrelevante em comparação com as empresas que sabem onde querem chegar e, mais importante ainda, como chegar lá.

Confira o bate papo da equipe Inside4u e entenda um pouco mais sobre a importância de trabalhar de forma estratégica ao invés dedicar todos os recursos para apagar incêndios.

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