A criatividade é uma soft skill cada vez mais valorizada no mercado de trabalho. Seja para desenvolver novas estratégias, inventar tecnologias ou resolver problemas: a criatividade é fundamental. Mas, nesse cenário onde essa característica é tão valorizada, muitas pessoas se deparam com um dilema: como ser criativo quando tudo já foi criado?
Esse questionamento tira o sono de muitos profissionais, principalmente na área de marketing. Afinal, esse segmento está em uma eterna corrida para entregar ações diferentes e inovadoras, que façam com que empresas se destaquem frente à concorrência. Por isso, nos últimos tempos, muitos autores e estudiosos de marketing têm se dedicado ao desenvolvimento de mecanismos que possam ajudar as pessoas a serem mais criativas.
Entre algumas das táticas mais recomendadas está a criação de um repertório, ou seja, consumir conteúdos que sejam relevantes e que possam te ajudar no processo criativo. Além disso, se inspirar em pessoas que você admira é fundamental para garantir que você tenha um ponto de partida, algo que possa orientar seu trabalho. E a partir dessa última dica, te oferecemos mais uma: o importante é começar! Mesmo que você sinta dificuldade ou esteja improvisando enquanto cria, colocar a mão na massa é tão relevante quanto idealizar um projeto bacana. E tudo bem se no início você sentir que muitas das suas criações são parecidas com as de outras pessoas – pessoas que você admira! -, o que é importa é que, com o passar do tempo, você comece a criar sua própria identidade e linha criativa.
Por último, mas não menos importante, não podemos deixar de citar: respeite o seu tempo e a sua mente. Não vão ser todos os dias que você irá conseguir criar algo genial ou, ainda, criar qualquer coisa que seja! Nesses momentos, aproveite para buscar referências, consumir conteúdos de profissionais que te inspiram e, claro, descansar.
Por aqui, nós sabemos que ser criativo nem sempre é fácil. Por isso, nesse episódio do Brifizin, o time da Inside4u esmiuçou os processos de criação, abordando estratégias para produção de arte, vídeo, texto ou qualquer outro tipo de conteúdo criativo, destacando a relevância do repertório e da bagagem individual de cada membro da equipe para chegar ao resultado desejado. Ouça e conheça mecanismos para melhorar a sua criatividade!