Hoje, com a internet e o livre acesso às informações, estamos muito mais tendenciosos a sermos seletivos em nossas escolhas, principalmente quando o assunto é posicionamento de marca. Não há mais espaço para inverdades quanto às marcas. Não basta apenas falar ou anunciar. As pessoas precisam acreditar e, para isso, não tem outro caminho: é preciso ser genuíno.
Quem nunca viu, por exemplo, empresas que possuem um sistema operacional embasado nos pensamentos dos anos 80 e, quando se percebem desatualizados, procuram as agências a fim de “repaginar” sua marca, com uma logo moderna, cores atualizadas, linguagem remodelada, entre outros clichês que, infelizmente nunca funcionarão?
Promover uma mudança na marca vai muito além da identidade visual. Mudar não é tão simples quanto parece. Não basta querer alterar a imagem da sua marca sem antes uma construção sólida de valores, propósitos e posicionamento. A estética é apenas uma consequência de todo o cuidado e planejamento que vem por trás, desde a escolha de uma embalagem até o projeto de uma campanha. Cada detalhe, junto como um todo, em um processo de construção a longo prazo, funda o valor da sua marca.
Lembre-se, o que converte o consumidor é a marca. Hoje em dia existe mercado para tudo que possamos imaginar e sua empresa deve ter um segmento muito claro e direcionado. Claro que, ocasionalmente, possa haver a necessidade de alguns ajustes para uma maior abrangência do seu público. No entanto, o ideal é que isso seja feito da forma mais orgânica possível, sem “forçar a barra”. Partindo do mesmo pressuposto do “menos é mais”, a simplicidade na hora de se comunicar pode ser sua melhor aliada.
Planeje, contemple, perceba o caminho que está percorrendo e o que, de fato, quer para o futuro da sua marca, para que assim, com foco, determinação e autenticidade, os resultados venham.
A partir de tudo isso, é normal que passe questionamentos em sua cabeça como “até onde a marca tem que se adaptar ao público apenas para vender?”, “até que ponto posso tornar minha marca mais atrativa e atualizada sem parecer forçado?“, entre muitos outros. Confira o nosso episódio do Brifizin e sane essas, e outras, dúvidas, absorvendo todos os pontos que sua marca precisa levar em consideração para estar em um lugar de relevância.