Você já se perguntou qual é o papel das redes sociais para a sua marca? A presença digital é bastante importante para que você possa se comunicar com seus clientes, mas acompanhar todas as mudanças e o enorme fluxo de conteúdos nas redes nem sempre é fácil.
Para garantir que você continue relevante nas redes e entregando um conteúdo que seus clientes querem consumir, é fundamental observar as métricas para entender como suas postagens estão performando!
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Quais são as principais métricas de Redes Sociais?
Taxa de engajamento, alcance ou impressão? 🤔
Antes de saber qual métrica é mais relevante de acordo com os seus objetivos, é fundamental entender a diferença entre elas:
Taxa de engajamento: nível de interação dos usuários alcançados por um conteúdo.
Inclui reações, compartilhamentos, comentários, cliques, salvamentos e outros. Vale lembrar que cada rede social possui interações específicas, por isso, é importante estar atento a qual rede está sendo analisada e quais são as interações mais relevantes para ela.
Alcance: o número de pessoas que visualiza o seu conteúdo.
Contabiliza o número de pessoas que visualizam um conteúdo. Ela é bastante importante para entender o quanto do que é produzido é de fato entregue para os seguidores de uma página ou perfil.
Nesse sentido, é sempre importante verificar qual é a proporção do alcance com relação à quantidade de seguidores para tentar entender se os conteúdos estão sendo entregues. Por exemplo: se você tem 100 seguidores, mas a média de alcance dos posts é de 10 pessoas, isso significa que 90% das pessoas que te seguem não estão vendo suas postagens.
A partir disso, você pode tentar entender o porquê disso. O formato não é o ideal para aquela rede? Ou o conteúdo não está relevante?
Impressão: o número de vezes que seu conteúdo é exibido.
Essa taxa diz respeito à entrega de um conteúdo, ou seja, quantas vezes ele é visualizado. Nesse sentido, ela deve ser usada com bastante atenção, pois um mesmo conteúdo pode ser visualizado várias vezes por uma única pessoa. O número de impressões pode ser grande, mas não significa necessariamente que muitas pessoas foram alcançadas.
Agora que você sabe qual é a diferença entre essas métricas, é muito importante compreender também que nem todos os seguidores de uma página vão ver todos os conteúdos que ela posta. Porém, é sempre importante verificar as métricas para tentar entender se é possível otimizar a produção de conteúdos ou adotar diferentes estratégias para que eles alcancem cada vez mais usuários.
Confira o bate-papo da equipe Inside4u e saiba um pouco mais sobre métricas de redes sociais, como utilizá-las de forma produtiva e, principalmente, como navegar no mar de conteúdo que temos hoje disponível na palma de nossas mãos.